ORDEM ARQUITECTURAL
A ordem arquitectural da célula compreende as estruturas que resultam, quer da polimerização de moléculas em macromoléculas, através de ligações covalentes, quer da associação de moléculas diversas em estruturas físicas.
No capítulo referente às moléculas da vida, foram referidos os principais tipos de macromoléculas: as proteínas, formadas pela associação ordenada de aminoácidos; os polissacarídeos, formados pela associação ordenada de açúcares (monossacáridos ou dissacáridos); os ácidos nucleicos, formados por polimerização de nucleótidos, igualmente segundo uma ordem estabelecida.
No presente capítulo, iremos abordar as estruturas físicas da célula. Estas são formadas, naturalmente, por moléculas mas, com a particularidade de se basearem exclusivamente em forças de coesão molecular, fracas: pontes de hidrogénio e forças de Van der Walls.
Tendo presente o conceito trifásico da célula eucariótica, compreende-se que a maioria das estruturas sub-celulares sejam compartimentos da fase externa delimitados por membrana e mergulhados na fase interna. Nesta perspectiva, a membrana, ou fase intermédia, adquire uma particular importância.
_____________________________________________________________________________________________________________
* MEMBRANA CELULAR * ORGANITOS MEMBRANARES * CITOSSOL E INCLUSÕES * CITOSQUELETO *
* ESTRUTURAS EXTRA-CELULARES * NÚCLEO *
________________________________________________________________________________________