Objecto e objectivos da disciplina
A Biologia I tem por objecto a célula. Inserindo-se, esta disciplina, no primeiro semestre do plano de estudos de diversas licenciaturas de base biológica e química (Biologia, em Ensino de Biologia e Geologia, Bioquímica, Ciências do Ambiente, Engenharia Agrícola, Engenharia Agro-alimentar, Engenharia Zootécnica e Arquitectura Paisagista), a célula é apresentada como uma superestrutura dinâmica, decorrente da associação complexa e ordenada de moléculas e subordinada a um património específico de informação.
Nesta perspectiva, a disciplina de Biologia I é enquadrada num processo pedagógico que visa os seguintes objectivos precisos:
1. Proporcionar, aos alunos, a aprendizagem dos conceitos fundamentais em que se alicerça o actual paradigma da célula, bem como a aquisição do conhecimento relativo aos principais processos de permuta de matéria e informação com o meio, de captação e "domesticação" de energia, de síntese de moléculas e construção de estruturas, da expressão da informação genómica e sua transmissão a células descendentes, e, finalmente, à programação da morte celular;
2. Proporcionar, aos alunos, a compreensão do processo de aquisição e maturação do conhecimento científico;
3. Proporcionar, aos alunos, condições de treino das suas capacidades de observação, recorrendo, nomeadamnete, ao emprego do microscópio fotónico.
A estes três objectivos precisos, adicionam-se dois objectivos genéricos:
4. Incentivar a aquisição de hábitos de estudo e de pesquisa de fontes de informação, quer bibliográficas, quer através da rede informática;
5. Incentivar a aquisição do domínio de idiomas europeus.
Método
Tendo em atenção os objectivos traçados, a disciplina de Biologia I será leccionada do modo seguinte:
As aulas teóricas, presenciais, oferecem a ocasião ao docente, de expor os conceitos fundamentais e desenvolver os aspectos fulcrais dos fenómenos considerados no sumário da lição;
Os alunos encontraram em WWW.dbio.uevora.pt/biologia1, textos de apoio, em que a matéria é exposta de forma mais desenvolvida, mas jamais estanque;
Os alunos serão incentivados a procurarem informação complementar, quer na bibliografia recomendada, quer em outros sítios da internet;
Aos alunos é facultada a possibilidade de aferirem o seu grau de domínio da matéria, respondendo aos questionários presentes no final de cada capítulo;
Aos alunos é oferecida, a título facultativo, a possibilidade de aprofundarem determinadas matérias, através do estudo de artigos de divulgação científica de alta qualidade, publicados em inglês e em francês. Este esforço suplementar será objecto de um teste de avaliação complementar que bonifica a classificação final dos alunos que aceitarem o desafio.
A avaliação da disciplina efectua-se através de dois testes teóricos de frequência e um teste prático. Nas condições definidas pelo Regulamento Escolar Interno, haverá lugar a um teste de Exame e a um Exame de recurso.
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