Esta página sugere vários métodos de busca de documentos na World Wide Web, para a obtenção de publicações científicas e outros documentos. As estratégias são várias, e começar pelo Google ou Yahoo não é boa ideia (mas sempre uma opção útil). Sugerem-se aqui algumas que não envolvem pagamentos.
O site da Biblioteca da Universidade de Évora lista alguns dos recursos que são assinados pela Universidade, nomeadamente a b-on e a ISI Web of Knowledge. Recomenda-se que apenas seja usado o Internet Explorer nestes sites.
Através deste site todas as instituições subscritoras da b-on (Biblioteca Online), entre as quais a generalidade das instituições universitárias portuguesas, como a Universidade de Évora, têm acesso a ferramentas de busca de publicações e links para os resultados. Graças à assinatura da b-on, os computadores ligados à rede da Universidade de Évora são autorizados a aceder aos conteúdos completos dos sites de editoras como a Elsevier (Science Direct), a Springer, a Wiley, as Annual Reviews e outras.
Contudo, só funciona com todos os seus recursos havendo o registo duma área pessoal, para isso premir o botão 'Área pessoal'.
Se se sabe de antemão qual é a editora do documento que interessa obter, basta ir directamente ao site da revista (fazendo uma busca do Google com o nome da revista aparece um link em resposta), porque a validação do servidor da Universidade é automática.
Muitas editoras oferecem, logo na página que apresenta o resumo dum artigo, listas de artigos que o citaram, permitindo por exemplo averiguar a continuação do trabalho pelo mesmo grupo de investigadores, ou identificar outros grupos dedicados a temas relacionados. Apesar de algumas só listarem artigos da mesma editora, oferecem sempre um link para, através do Google Scholar (cf. abaixo), alargar essa listagem a outras editoras.
A b-on é um recurso em contínua expansão e são múltiplas as fontes de informação que se disponibilizam. Dentro do site da b-on, recomenda-se a metapesquisa (avançada) em Ciências, ou em Ciências da Saúde.
Local de acesso a várias bases de dados, sendo de especial importância os Current Contents, onde se podem fazer buscas muitos flexíveis de qualquer tema ou combinações de temas — excepto para referências antigas (pré-1998), onde deve usar-se o Web of Science (que recua até 1945). Também pode ter interesse consultar o ISI Proceedings, dedicado às actas de encontros científicos. Qualquer uma destas três opções é acedida a partir do portal usando o menu ao alto da página.
Alojada no site multi-recursos PubMed, do NCBI, é uma base bibliográfica que permite buscas semelhantes às que se fazem nos sites ISI, com a vantagem de não ser necessário login, mas com certas desvantagens funcionais (formulação das buscas, endereçamento de alertas, etc.).
Todos os artigos têm um identificador único de 8 dígitos definido pela PubMed (donde as iniciais PMID), que pode ser utilizado em buscas neste e noutros sites (por exemplo o da BioInfoBank Library, descrito a seguir).
Tem grande utilidade experimentar este recurso para expandir as buscas num certo tema: por exemplo, se se conhece um artigo e se pretende saber doutros que tenham sido publicados mais recentemente, dentro do mesmo tópico, pode introduzir-se na caixa de busca um excerto significativo do título, aparecendo em resposta uma lista de artigos de temas relacionados, incluindo o próprio; pode melhorar-se esta lista abrindo o link desse artigo, que apresenta uma página com o seu resumo e uma lista de artigos relacionados, estes geralmente de grande relevância. Nessa mesma página os links nos nomes dos autores permitem obter listas das publicações de cada um.
É um método de exploração da literatura relacionada com um artigo de interesse, alternativo ao exposto acima para o Entrez, e particularmente eficiente. Se se introduzir, por exemplo, a referência dum artigo, (o PMID que figura em todos no Entrez é adequado), aparece a referência desse artigo, o resumo e vários links. O link do título permite então obter uma lista das referências relacionadas.
Semelhante aos anteriores, mas centrado em publicações que são de acesso livre (desde 2000 inclusive). Está ainda em desenvolvimento, e por enquanto não interpreta os PMID. Respostas muito rápidas.
Lista de recursos bibliográficos grátis (a maior parte só após meses a 1 ano depois da sua publicação), servindo de jump site para aceder-lhes. Exemplos: American Journal of Botany, Blood, Cancer Research, Genetics, Development, Microbiology and Molecular Biology Reviews, Proceedings of the National Academy of Sciences USA.
Quando não se consegue obter mais do que o resumo dum artigo sem ter de pagar por ele, um dos métodos possíveis passa pelos recursos disponibilizados pelos autores. Geralmente é disponibilizado o endereço dos autores, ou pelo menos daquele que deve ser contactado para correspondência, incluindo o seu endereço de email.
Através da busca ao nome e instituição dum autor consegue chegar-se à sua página institucional, e não é raro haver uma lista de publicações com disponibilização dos artigos publicados em formato PDF. E também são frequentes outros materiais de grande interesse, desde textos introdutórios, imagens, protocolos, bases de dados, listas de links, etc..
Quando o autor não disponibiliza PDFs através da sua página institucional, resta endereçar-lhe uma mensagem de email. Mas é importante não abusar desta via (até porque as garantias de receber um PDF na volta do email são limitadas), usá-la só em último caso. O exemplo seguinte pode servir de orientação para o texto a escrever:
Dear Dr. < nome >, I would appreciate very much receiving a copy of the article by < autores ano > "< título >" published in < referência >. Thanking you in advance, < assinatura >
A melhor enciclopédia existente na World Wide Web, ponto de partida para qualquer tópico que não se conheça. Atenção, que geralmente as versões em português (geralmente do Brasil) são traduções não muito fiáveis dos artigos de referência, em inglês. Às vezes basta acrescentar ao endereço-base o conceito que se pretende, por exemplo
Recurso especializado do Google, dirigido a textos académicos. Pode buscar-se um artigo pelo título, pelo DOI, mas não pelo PMID. Dois links de grande interesse acompanham cada referência listada: "group of", que abre uma página com diversos links redundantes, alguns dos quais podem apontar para o PDF sem restrições de acesso; e "cited by", que dá uma lista dos artigos citando explicitamente a referência em questão.
Ferramenta que, ao contrário dos mais (re)conhecidos Google e Yahoo, não "relega" os links porventura menos relevantes para uma consulta sequencial: agrupa (cluster) os resultados pela relação que tenham com a consulta introduzida, de modo que toda a informação encontrada é potencialmente acedida numa só página.
Especialmente conveniente quando se busca um novo tema, sem se ter uma ideia de como procurar, ou quando os resultados doutras vias de busca se revelem insatisfatórios.
No endereço http://www.google.pt acede-se ao motor de busca Google, no endereço http://yahoo.com ao motor de busca Yahho.
Uma ideia que por vezes dá resultado é fazer a busca para o texto do título do artigo que se procura. Frequentemente aparece na lista de resultados um link para o documento PDF, por vezes dum site sem qualquer relação com o autor ou a publicação.