Grupo Universitário de Micologia de Évora
A nossa actividade decorreu numa primeira fase entre Outubro de 2001 e Dezembro de 2005, e a ideia foi a seguinte, basicamente: dar a oportunidade aos estudantes da Universidade de Évora de se familiarizarem cientificamente com os macrofungos (vulgo cogumelos e trufas). O objectivo do GUME era também servir de apoio a projectos de investigação e outras iniciativas que requerem um conhecimento mais avançado. Por isso esta página manteve-se como repositório do trabalho realizado e pretendeu continuar a servir de local de referência para quem se interessa e trabalha com cogumelos, sendo actualizada sempre que necessário. O autor é Paulo de Oliveira, do Departamento de Biologia desta Universidade.
Em Novembro de 2011 foi retomado o regime de actividade sistemática, inicialmente para a realização de uma workshop promovida pela organização de alunos de Biologia C.E.B.E..
Novidades
18-04-2023: actualização dos documentos de Agaricus e de clavarióides
16-06-2023: revisão e conclusão das chaves de Lactarius, revisão das chaves de Xerocomus s.l., novos registos na chave de clavarióides, chaves de Marcel Bon para géneros "colibiomarasmióides"; reordenamento das chaves por ordem alfabética.
22-06-2023: actualização das chaves de Læssøe e de colibiomarasmióides
08-07-2023: pequena emenda nas chaves de Lactarius
27-09-2023: chaves dos Luridi
30-09-2023: glossário de corticióides de Alden Dirks
28-10-2023: pequena correcção nas chaves de Læssøe, actualização dos ficheiros sobre boletáceas (chaves e classificação), e introdução aos colibiomarasmióides
11-12-2023: actualização das chaves de Læssøe, essencialmente na 1ª página
30-04-2024: reorganização da secção de chaves desta página, emendas e aperfeiçoamentos nalgumas chaves de géneros (Læssøe, Moser, clavarióides), actualizações nas chaves de Inocybe e de Lactarius
25-05-2024: actualizações para Amanita
Conteúdo deste site:
- Galeria de fungos ordenados de acordo com a chave visual de auxílio à identificação (disponível, na versão original, em versão offline, formato DOC)
- Livros disponíveis para uso em identificação e de referência. Ver também as publicações na Universidade de Évora
- Glossários
- Ficheiros ZIP com documentação diversa:
- Chaves
- Gerais, para identificação até à família ou género:
- Guia de Thomas Læssøe; a única verdadeiramente geral, cujo esquema na versão original ordenou a galeria de fungos mencionada acima. Actualmente inclui-se uma adaptação das chaves revistas, saídas na versão de 2013 deste livro, que são muito mais eficazes.
- Livro de chaves de Meinhard Moser (essencialmente para agaricóides e boletóides, a única aqui incluída que se pode dizer completamente diagnosticante). Não é apropriada para o campo.
- Guia de Eyssartier & Roux (quase geral, deixa de fora apenas alguns grupos)
- Guia de Courtecuisse & Duhem (introdutórias das chaves mais detalhadas de agáricos e boletos)
- Chaves de Archie McAdam (agáricos e boletos, com uma introdução e ilustrações; cópia do documento disponível na página de chaves da British Mycological Society).
- Programa MYCODB de identificação de diversos géneros, obtido no site da SHNVC (em Francês)
- Software de determinação DetPro (versão completa com 10 MB, recompilada a partir do site de Kees Uljé, que já não existe)
- Por grupos taxonómicos ou morfológicos:
- Agaricus — esquema taxonómico do género de Capelli para uso no campo, com orientações para a observação do material em fresco, e actualização por Capelli e de La Parra.
- Amanita — esquema taxonómico de Neville & Poumarat para o género, para uso no campo, e materiais auxiliares para as Vaginat(in)ae.
- Boletáceas — chaves de Muñoz (nomenclatura antiga) para os géneros, e para as secções de Boletus s.l.; a correspondente chave A de Moser; um mapa da correspondência com os nomes actuais (nomenclatura); uma lista provisória de critérios diagnosticantes para os novos géneros; adaptação duma chave actualizada para os géneros anteriormente classificados como Boletus. Todo este material está ainda a ser revisto, mas entretanto já se encontram disponíveis as chaves de Muñoz para boletos da antiga secção Luridi e espécies afins, bem como as de Xerocomus sensu lato europeias (incluindo uma versão esquemática para uso no campo) com actualizações e emendas.
- Clavarióides — chaves de géneros, incluindo os de ramos achatados (Hericium, Sparassis etc.).
- Clitocibóides: Clitocybe e outros géneros clitocibóides, incluindo chaves para as divisões subgenéricas de Clitocybe sensu stricto. Ver também as chaves para espécies de esporos claros, adaptadas de Michael Kuo e complementadas para subgrupos morfológicos, e o esquema taxonómico clássico das tradicionais Tricholomatales, que está obsoleto mas tem um sentido muito prático baseado na morfologia; no mesmo documento pode consultar-se uma lista dos géneros e sua classificação actual, enquanto noutro ficheiro está o esquema de Courtecuisse de 2013, também com caracteres diagnosticantes.
- Colibiomarasmióides — adaptação das chaves de géneros de Marcel Bon (Flore Mycologique vol. 5).
- Cortinarius — esquema taxonómico dos subgéneros e secções do género, em versão PDF e XPS, bem como resumo das chaves de Moser para os subgéneros e para os grupos dentro do subgénero Telamonia, para uso no campo.
- Entoloma — chaves da Flora Agaricina Neerlandica e da monografia da colecção Fungi Europaei.
- Hebeloma — chaves das secções, adaptadas da monografia de 2016 de Beker, Eberhardt & Vesterholt, e com referência ao suplemento baseado em espécies italianas (Grilli et al.).
- Inocybe — esquema taxonómico, com enumeração das espécies mais relevantes, para uso no campo. Também disponível um ficheiro complementar com mais referências bibliográficas e mais espécies.
- Laccaria — chave para as espécies europeias.
- Lactarius (incluindo Lactifluus) — chave para as secções do género (esquema tradicional), para uso no campo, e chaves de espécies com base no esquema de Kibby.
- Lepiotóides — identificação dos géneros, e diagnose de espécies de Macrolepiota.
- Mycena — chaves para as secções e espécies (incluindo chaves de campo), e listagem das espécies em diversos guias, para uso no campo.
- Pezizaceae — chaves de géneros de Van Vooren.
- Poliporóides e corticióides — chaves adaptadas das monografias de Ryvarden e de Bernicchia & Gorjón, com um glossário suplementar. Ver também o glossário de corticióides de Alden Dirks (em Inglês).
- Psathyrella e aparentados — chaves de géneros incluindo sistemas de classificação abrangendo os coprinóides da família Psathyrellaceae. Ver também chaves para géneros coprinóides, onde se inclui o esquema tradicional de secções de Coprinus de Kee Uljé
- Russula — chaves de grupos infragenéricos de Sarnari, as chaves monográficas de Marcel Bon, o link para um programa de identificação, orientações para uma abordagem sistemática para a identificação, e os esquemas de classificação de Singer e de Romagnesi-Sarnari; incluem-se também as chaves dalguns guias (Incafo, Bon, Courtecuisse & Duhem) e as chaves de Moser, para uso no campo.
- Xylaria — chaves das espécies.
- Outros materiais de trabalho
- Sistemas de classificação
- Apresentações:
Nota: estas apresentações foram na sua maioria elaboradas com Corel Presentations e para poderem ser lidas em qualquer sistema Windows disponibilizam-se as versões executáveis (a extensão do ficheiro compactado deve ser mudada de gume para exe) ou, onde indicado, noutros formatos.
- Lista de espécies de cogumelos comestíveis.
- Algumas fotos de fungos identificados na Mitra, e nos Parques de São Mamede (2004) e Arrábida (2005, 2006).
- Resultados do projecto da Chamusca: galeria de fotos, inclui acesso à lista de espécies e suas características.
- Modelo de inquérito a vítimas de intoxicações com cogumelos.
- Documentação relativa à flora micológica da Mitra (Outonos de 2001 a 2004, ver também a página de fotos), e aos Projectos do Núcleo de Micologia do CEBE em 2000-2001.
Sites relacionados com o GUME
Links de interesse