INTRODUÇÃO

 

Objecto e objectivos da disciplina

 

A Biologia I tem por objecto a célula. Inserindo-se, esta disciplina, no primeiro semestre do plano de estudos de diversas licenciaturas de base biológica e química (Biologia, em Ensino de Biologia e Geologia, Bioquímica, Ciências do Ambiente, Engenharia Agrícola, Engenharia Agro-alimentar, Engenharia Zootécnica e Arquitectura Paisagista), a célula é apresentada como uma superestrutura dinâmica, decorrente da associação complexa e ordenada de moléculas e subordinada a um património específico de informação.

Nesta perspectiva, a disciplina de Biologia I é enquadrada num processo pedagógico que visa os seguintes objectivos precisos:

1. Proporcionar, aos alunos, a aprendizagem dos conceitos fundamentais em que se alicerça o actual paradigma da célula, bem como a aquisição do conhecimento relativo aos principais processos de permuta de matéria e informação com o meio, de captação e "domesticação" de energia, de síntese de moléculas e construção de estruturas, da expressão da informação genómica e sua transmissão a células descendentes, e, finalmente, à programação da morte celular;

2. Proporcionar, aos alunos, a compreensão do processo de aquisição e maturação do conhecimento científico;

3. Proporcionar, aos alunos, condições de treino das suas capacidades de observação, recorrendo, nomeadamnete, ao emprego do microscópio fotónico.

 

A estes três objectivos precisos, adicionam-se dois objectivos genéricos:

 

4. Incentivar a aquisição de hábitos de estudo e de pesquisa de fontes de informação, quer bibliográficas, quer através da rede informática;

5. Incentivar a aquisição do domínio de idiomas europeus.

 

Método

 

Tendo em atenção os objectivos traçados, a disciplina de Biologia I será leccionada do modo seguinte:

A avaliação da disciplina efectua-se através de dois testes teóricos de frequência e um teste prático. Nas condições definidas pelo Regulamento Escolar Interno, haverá lugar a um teste de Exame e a um Exame de recurso.

 

__________________________________________________________________________________________

RETORNO AO PROGRAMA