28-11-04:
Rede Portug.
Micorrizologistas


20-08-03:
Links

1-Jul-02:
LIVING
SOIL


21-Mai-02:
Novo
site


Actual.
28-11-04

 

Bem-vindo!

Realizou-se na Universidade de Évora, em 26 e 27 de Abril de 2002, um encontro sobre ectomicorrizas na Península Ibérica, que contou com alguns convidados vindos de Espanha e Portugal. Propôs-se com este encontro uma aproximação inicial a nível ibérico, donde surja um reconhecimento mútuo e um interesse em dinamizarem-se contactos bilaterais que conduzam a um melhor aproveitamento de oportunidades de colaboração conjunta e da conjugação do conhecimento científico nesta área.
Este endereço da World Wide Web poderá constituir a partir de agora um ponto de referência para todos os interessados nesta matéria a nível ibérico, quer tenham ou não participado nesse encontro. As informações disponibilizadas beneficiarão certamente do contributo dos interessados (informações ou sugestões), que serão sempre bem acolhidos.

e-mail:

Concursos de cooperação internacional

Contactos ibéricos

  1. Acesso a uma lista de contactos contendo informações sobre potenciais intervenientes em acções de investigação, nos dois países. Esta lista deverá ir aumentando com o tempo.
  2. Rede Portuguesa de Micorrizologistas, site iniciado por Pedro Antunes.
  3. Em Junho de 2002 completou-se uma EoI (Expression of Interest) liderada por Berta Bago, do Centro de Investigaciones sobre Desertificación (CSIC/ Universidade de Valência), para aprovação de uma NoE (Network of Excellence, no âmbito do 6º Programa-Quadro) chamada LIVING SOIL. Esta iniciativa estará aberta a mais elementos logo que seja aprovada a candidatura, e os potenciais interessados poderão entretanto manifestar o seu interesse a Berta.

Apresentação do tema

Pela importância que têm na produção florestal, as ectomicorrizas são um tema fundamental para as áreas de silvicultura, ambiente e biologia em geral, incluindo biotecnologia.
As ectomicorrizas formam-se nas raízes das árvores que são colonizadas por certos fungos do solo, e esta associação traduz-se em benefício para os simbiontes. A grande diversidade de fungos superiores que formam ectomicorrizas, e a predominância a que tendem nos solos florestais, coloca as ectomicorrizas num plano de grande relevância para o estudo da ecologia nestes ecossistemas. Por exemplo, a especialização destes fungos torna-os particularmente sensíveis ao tipo de gestão florestal e à redução dos seus habitats.
Contam-se entre os fungos ectomicorrízicos muitas espécies que produzem cogumelos e trufas de grande valor gastronómico e comercial. Por outro lado, tem-se procurado tirar partido da interacção precoce e controlada de plantas florestais criadas em viveiro com estes fungos, tendo em vista um aumento da produção de fungos comestíveis, senão pela grande vantagem que podem trazer para o sucesso dos projectos de florestação.
O tema ectomicorrizas é interdisciplinar e a interacção entre os que estão envolvidos com ele é importante para o progresso do conhecimento e suas aplicações nesta área. As afinidades entre os sistemas florestais de Espanha e Portugal são em princípio um factor de aproximação entre os especialistas, com potencial reforço do dinamismo existente.

Links sobre ectomicorrizas e Micologia

(adaptado e actualizado do
site de Paulo de Oliveira)

Cogumelos

Mycorrizas (ecto e outras)

Ecologia e Evolução de microorganismos

Webmaster