Genética

Para o conteúdo dinâmico (notícias, calendário, testes online, etc.) consultar a área aceder ao moodle desta unidade curricular.

Programa

Parte I. Conceitos básicos

Capítulo 1 Material genético

Gene, cromossoma, mutação

Capítulo 2 Meiose

Trabalho de Mendel com ervilheira
Ligação cromossómica
Análise de tétradas
Heterossomas
Hereditariedade citoplásmica

Capítulo 3 Fenótipo

Tipos de dominância
Interacções entre não alelos
Efeito materno
Genética do desenvolvimento

Capítulo 4 Populações

Frequências genéticas
Conceito de equilíbrio
Forças evolutivas

Parte II. Cromossomas

Capítulo 5 Cariótipos

Ploidias
Variação de número
Variação de estrutura
Infertilidades

Capítulo 6 Mapas

Diplóides, haplóides, procariotas
Genómica

Parte III. Análise genética

Capítulo 7 Análise mendeliana

Estudo de proporções
Árvores genealógicas
Teste qui-quadrado

Capítulo 8 Variação contínua

Poligenes
Componentes da variância fenotípica
Heritabilidade, selecção artificial
QTLs

Parte IV: Genética e Evolução

Capítulo 9 Evolução

Polimorfismos
Variação geográfica
Especiação
Filogenias

Avaliações

Provas presenciais, em regime de avaliação contínua (1 frequência a meio do semestre, a outra em simultâneo com o exame na época normal) ou de exame final (1 exame por época).

Condições para ser admitido ao regime de avaliação contínua

A aprovação pelo regime de avaliação contínua pressupõe a comparência às duas frequências. Só poderão ser avaliados em regime de avaliação contínua os alunos que tenham estado presentes a uma percentagem de pelo menos 75% das sessões teóricas. Todos os outros casos seguem o regime de exame final.
Alguns esclarecimentos adicionais:
  • Não há requisito de nota mínima na 1ª frequência para poder realizar a 2ª frequência, embora deva ter-se em mente que o cálculo da classificação em regime de avaliação contínua é feito pela média aritmética entre as duas frequências.
  • Os alunos que estão inscritos a melhoria de nota, desde que tenham assiduidade como os outros, podem seguir o regime de avaliação contínua.
  • Causas previsíveis de falta a uma sessão teórica (por exemplo uma consulta médica) só se podem aceitar como justificação se o docente for avisado antes de dar-se a falta.

Datas das provas presenciais

Nota: todas serealizam no presente ano letivo no anfiteatro 2 do Colégio Luís Vernei. Os exames são das 10 às 12h.
  • 1ª frequência: 8 de novembro.
  • 2ª frequência e exame final (época normal): 10 de janeiro
  • Exame final (época de recurso): 29 de janeiro

Textos de apoio

  • Caderno de Genética. Contém uma cópia do programa, os exercícios, algumas ilustrações e tabelas, e o glossário. De utilização obrigatória nas sessões teórico-práticas, é para além disso o recurso fundamental para acompanhamento de toda a matéria. Ver mais abaixo comentário sobre outros recursos.
  • Apresentações das aulas teóricas
    Cariótipos
    Análise genética (Windows — emendar a extensão de e_e para exe; atenção para, pelo menos em Windows 10, não usar os navegadores da Microsoft para descarregar, caso contrário o ficheiro ficará bloqueado).
  • Outros recursos
    Além do caderno de Genética, que deve ser utilizado em todas as aulas teórico-práticas e fornece, junto com o conjunto das aulas, todo o material essencial para o estudo desta unidade curricular, vários recursos adicionais, que se exemplificam abaixo, estão disponíveis. Estes materiais devem ser entendidos como suplemento do material fornecido com o caderno, e não como recurso primário de estudo. A sua indicação serve sobretudo para corresponder à vontade que alguns alunos possam ter de explorar mais aprofundadamente os diversos pontos da matéria.
    Sobre a aquisição de livros: todos os livros de Genética são inerentemente bons, mas nem todos são o que melhor se adequa às necessidades de cada um, pois as preferências são marcadamente individuais. Adquirir um livro de Genética deve constituir sobretudo o investimento numa referência a utilizar de futuro, isto é, depois de concluída esta unidade curricular. Nessa altura cada um saberá escolher muito melhor o que mais lhe convém para servir de apoio para o futuro desenvolvimento do seu conhecimento. Por isso, não se recomenda a aquisição de livros de Genética antes de concluída a unidade curricular.

Links

Listam-se alguns recursos que têm interesse caso haja curiosidade em explorá-los, ou em complementar a aprendizagem: